Dados do Trabalho


Título

Mensuração dos indicadores de enfermagem de uma unidade de terapia intensiva cirúrgica

Objetivo

Entender os indicadores de enfermagem dos pacientes internados em uma unidade de terapia intensiva (UTI) cirúrgica.

Métodos

Avaliamos retrospectivamente o prontuário eletrônico dos pacientes internados na UTI no período de janeiro de 2022 a junho de 2023. Foi utilizado a ferramenta Business Intelligence (BI), para coletar do prontuário os dados dos indicadores de flebite, lesão por pressão (LPP), perda de cateter venoso central (CVC), quase erro de medicação, erro de medicação, perda de sonda nasoenteral (SNE), perda de sonda vesical de demora (SVD), queda e extubação não planejada.

Resultados

Analisamos retrospectivamente o prontuário dos 899 pacientes que foram admitidos na UTI no período acima, onde conseguimos identificar as seguintes taxas: 0% de flebite, 0,8% de LPP, 0.1% de perda de CVC, 0% de quase erro de medicação, 0% de erro de medicação, 1,2% de perda de SNE, 0.1% de perda de SVD, 0% de queda e 0.3% de extubação não planejada.

Conclusão

O conhecimento dos indicadores de enfermagem pela gestão da unidade na condução de uma UTI é imprescindível. A análise com identificação das não conformidades identificadas possibilitou implantação dos ajustes necessários para oferecer uma assistência de qualidade de acordo a situação clínica em que o paciente se encontrava. Definimos vários planos de correção de rumo ao longo dos meses, sempre com o intuito de mitigar os pontos críticos identificados. Rodamos inúmeras vezes a ferramenta ciclo de Deming, o que viabilizou de maneira decisiva uma boa entrega de valor, dentro do prazo esperado.

Área

Gestão, Qualidade e Segurança

Autores

Antonio Gonçalves Oliveira, Paulo Roberto Bezerra Sousa, Edmir Barros Ribeiro Dias Filho, Rafaela Rafael Germano Botelho, Viviane Rodrigues Silva, Bruno Felipe Novaes Souza, Danielle Menezes Vargas Silva, Lucas Goveia Araújo