Dados do Trabalho


Título

INFECÇÕES POR PATÓGENOS MULTIRRESISTENTES EM PACIENTES CRÍTICOS COM COVID-19: ESTUDO DE CASO CONTROLE ANINHADO

Objetivo

O OBJETIVO DO ESTUDO FOI AVALIAR DESFECHOS DE PACIENTES COM COVID-19 E INFEÇÃO POR PATÓGENOS MULTIRRESISTENTES E DETERMINAR FATORES DE RISCO ASSOCIADOS AO DESENVOLVIMENTO DESSAS INFECÇÕES.

Métodos

ESTUDO DE CASO CONTROLE ANINHADO, DE CENTRO ÚNICO, QUE INCLUIU 266 PACIENTES COM COVID-19 INTERNADOS NA UTI COM (175) OU SEM INFECÇÃO (99, CONTROLES) POR PATÓGENOS MULTIRRESISTENTES, ENTRE MARÇO DE 2020 E NOVEMBRO DE 2021, EM UM HOSPITAL TERCIÁRIO DE ENSINO. A ANÁLISE ESTATÍSTICA FOI REALIZADA POR TESTE DE LEVENE E KRUSKAL WALLIS PARA VARIÁVEIS CONTÍNUAS, FISHER E QUI-QUADRADO PARA VARIÁVEIS CATEGÓRICAS E REGRESSÃO LOGÍSTICA BINÁRIA. AS VARIÁVIES CATEGÓRICAS FORAM APRESENTADAS EM NÚMEROS ABSOLUTOS E PERCENTUAIS E AS VARIÁVEIS CONTÍNUAS COMO MÉDIA E DESVIO PADRÃO OU MEDIANA E INTERQUARTIL (IQ 25-75%).

Resultados

PACIENTES COM INFECÇÃO POR PATÓGENOS MULTIRRESISTENTES APRESENTAM NÍVEIS MAIS ELEVADOS DE SAPS III (61,05 ± 18,16) E SOFA (7,04 ± 3,76) NA ADMISSÃO. APRESENTAM MAIOR TEMPO DE VENTILAÇÃO MECÂNICA, INTERNAÇÃO EM UTI, HOSPITALIZAÇÃO E MORTALIDADE. A RAZÃO DE CHANCES PARA PREDITORES DE INFECÇÃO POR PATÓGENOS MULTIRRESISTENTES FOI MAIOR PARA NÍVEIS MAIS ELEVADOS DE PCR, CONTAGEM DE LINFÓCITOS E DIAS DE VENTILAÇÃO MECÂNICA (P < 0,05).

Conclusão

O ESTUDO SUGERE QUE INFECÇÕES POR PATÓGENOS MULTIRRESISTENTES PODEM COMPLICAR O CURSO DE PACIENTES COM COVID-19, ASSOCIANDO-SE A MAIOR TEMPO DE VENTILAÇÃO MECÂNICA E INTERNAÇÃO EM UTI. A PCR, A CONTAGEM DE LINFÓCITOS E OS DIAS DE VENTILAÇÃO MECÂNICA SÃO FATORES INDEPENDENTES RELACIONADOS À INFECÇÃO POR PATÓGENOS MULTIRRESISTENTES.

Área

Infecção no paciente grave

Autores

JAQUELINE GABRIEL DA SILVA, GIOVANNY VIEGAS RODRIGUES FERNANDES, JOELMA VILAFANHA GANDOLFI, VINICIUS CAVALLARI, CAROLINE RODRIGUES DA SILVA, MARA CORREA LELLES NOGUEIRA, LUANA FERNANDES MACHADO, SUZANA MARGARETH LOBO