Dados do Trabalho
Título
ANÁLISE DE BIOMARCADORES EM SOBREVIVENTES E NÃO-SOBREVIVENTES DE COVID-19
Objetivo
Analisar a cinética dos biomarcadores - desidrogenase láctica (DHL), lactato, proteína C reativa (PCR) e procalcitonina (PCT) - e sua relação com os desfechos (ventilação mecânica e mortalidade) na primeira semana de internação de pacientes com COVID-19.
Métodos
Foram incluídos dados de 1395 pacientes com covid-19, internados na UTI, no período de 25/03/2021 a 07/09/2021, em um hospital terciário de ensino (40 leitos). Os dados categóricos são apresentados como números absolutos e percentuais e as variáveis contínuas como médias e intervalos interquartis (25º e 75º percentis). A análise estatística foi realizada com base em testes de Kruskal Wallis para variáveis contínuas e Qui-quadrado para variáveis categóricas.
Resultados
Os pacientes que evoluíram para óbito (554) apresentaram DHL, PCT e PCR mais elevadas, quando comparados com os sobreviventes (841), em todos os dias da primeira semana de internação (P < 0,001). O mesmo perfil dos biomarcadores se repetiu entre os que evoluíram para ventilação mecânica (921) e os que não evoluíram (474). Apesar de não ter havido significância estatística no sexto e sétimo dias, houve tendência de maior lactato nos não sobreviventes e naqueles que necessitaram de ventilação.
Conclusão
A análise da cinética dos biomarcadores demonstrou que a DHL, a PCT e a PCR se correlacionaram com os desfechos negativos avaliados em todos os dias da primeira semana de internação. Níveis elevados de lactato estão relacionados à mortalidade e à ventilação mecânica nos primeiros cinco dias de internação.
Área
Índices Prognósticos
Autores
Mayara Akemi Hanaoka Dini, Ricardo Borzani Dessimoni, Graziela Denardin Luckemeyer, Juliana Devós Syrio Martinez, Luana Fernandes Machado, Tamiris Adriane Moimaz, Joelma Villafanha Galdonfi, Suzana Margareth Lobo