Dados do Trabalho
Título
MIXOMA ATRIAL GIGANTE LEVANDO A CHOQUE OBSTRUTIVO
Descrição do caso
Os tumores intracardiacos são considerados tumores raros, perfazendo um total de 0,02% de todos os tumores. Em adultos cerca de 75% dos tumores cardíacos são benignos, sendo a sua maioria composta por mixomas. No entanto, os mixomas podem ser assintomáticos ou ter apresentações diversas conforme a sua localização anatômica.
Relatamos o caso de uma paciente do sexo feminino, 66 anos, internada para preparo pré-operatório de ressecção de lesão intracardiaca. Apresentava quadro clinico de cansaço progressivo há 2 meses, associado a edema de membros inferiores. Evoluiu durante a internação com quadro de congestão pulmonar, insuficiência respiratória aguda e intubação endotraqueal de urgência. Posteriormente apresentou deterioração hemodinâmica e choque obstrutivo. Realizado ecocardiograma transtorácico, que evidenciou uma massa no interior do átrio direito medindo 5,7x3,5cm com protrusão para o ventrículo direito, levando a obstrução severa ao fluxo transtricuspideo, sugerindo mixoma atrial gigante. A paciente foi levada para cirurgia de urgência, realizando ressecção completa do mixoma, no entanto, evoluiu no pós-operatório imediato com sangramento aumentado e necessidade de reabordagem cirurgica. Sem evidência de ponto de sangramento, foi manejada para coagulopatia grave com múltiplas transfusões de hemoderivados. Apesar de todo suporte, evoluiu com choque refratário, disfunção multiorgânica, multiplas PCRs e óbito.
O tratamento do mixoma atrial é a ressecção cirúrgica completa tão logo seja possível, devido ao risco elevado de embolizações, morte súbita ou surgimento de sintomas por obstrução valvar, tal como aconteceu no caso relatado acima. Logo, o diagnóstico e o tratamento precoces são componentes fundamentais no desfecho desses pacientes.
Área
Choque e Monitorização Hemodinâmica
Autores
CASSIO MAGNO ESTEVES LOPES, VICTORIA TELES FRANÇA, KAROLINNY BORINELLI DE AQUINO, KAMILA RAMBORGER GOULART, VAGNER ZIMMERMANN