Dados do Trabalho


Título

Avaliação do perfil clínico e epidemiológico de pacientes com infecção documentada em hospital público terciário

Objetivo

Avaliar as características clínicas, epidemiológicas, perfil de multirresistência bacteriana e desfecho nos casos confirmados de infecção registrados em uma UTI terciária pública.

Métodos

Consiste em um estudo retrospectivo observacional, envolvendo 73 pacientes internados em uma unidade de terapia intensiva para adultos de um hospital público terciário em São Luís-MA, entre março de 2022 a junho de 2023. As variáveis estudadas foram: idade, mortalidade, tempo de permanência, evolução para sepse e presença de germe multirresistente. A coleta de dados foi feita por análise de prontuários e os dados foram armazenados em uma planilha do Microsoft Excel, com sua análise realizada no programa computacional IBM SPSS Statistics.

Resultados

Dos 73 pacientes analisados, a mediana da idade foi de 49 anos. A média de dias internados na UTI foi de 22,2 dias. A infecção foi documentada em média após 10,2 dias da admissão; os principais tipos de infecção foram: pneumonia não associada a ventilação mecânica (49,3%), infecção de corrente sanguínea primária não associada ao cateter (17,8%) e infecção urinária não associada ao cateter (15,1%). Nessa amostra 54,8% dos pacientes foram infectados com germes multirresistentes. Com relação a evolução do quadro, 31,5% dos pacientes desenvolveram sepse. A mortalidade encontrada na amostra foi de 21,9%.

Conclusão

Infecções hospitalares são um objeto de grande atenção no cenário da terapia intensiva, e com o aumento do número de bactérias multirresistentes e dos casos de sepse, é imperativo conhecer o perfil dos pacientes, bem como a gravidade dos casos. Assim, falhas de assistência podem ser identificadas e mitigadas.

Área

Infecção no paciente grave

Autores

Pedro Henrique Passos Leão Madeira, Rayanne Dutra Gonçaves, Vinicius Longo Souza Lima, Valdemiro Freitas Neto