Dados do Trabalho


Título

Mortalidade por leucemia em indivíduos de 1 a 14 anos de idade no Brasil durante o período de 2017 a 2021

Objetivo

As leucemias correspondem a um tipo de câncer que afeta as células do sangue e da medula óssea, podendo ser divididas em mieloides e linfoides, sendo a linfoide aguda mais comum na infância. Tem-se como objetivo elucidar o perfil epidemiológico de mortalidade por leucemia no Brasil em pacientes de um a quatorze anos de idade.

Métodos

Os dados foram coletados a partir de um estudo populacional, referentes ao período de 2017 a 2021, com base de dados no Sistema de Informações sobre Mortalidade do SUS (SIM/SUS), usando-se dos descritores: ano do óbito, faixa etária, sexo e raça.

Resultados

Durante os anos de 2017 a 2021 foram registrados 2.789 óbitos por leucemia no Brasil, sendo que 2019 apresentou maior número, total de 584 indivíduos ou 20,9%. Válido comentar que houve pouca diferença de óbitos durante os anos, sendo que o ano com menor número de mortes foi 2020 com 500 óbitos. Referente à faixa etária, foram registrados 970 entre 10 e 14 anos, 951 entre cinco a nove anos e 868 entre um e quatro anos, demonstrando pequena variação. Enquanto isso, o sexo mais afetado foi o masculino com uma diferença de 12,6% com o feminino. Referente a raça, os brancos foram mais afetados, 1244 óbitos, seguido pelos pardos com 1238 óbitos. A raça menos acometida foi a amarela, com apenas 5 óbitos registrados.

Conclusão

O número de casos de Leucemia em crianças manteve-se dentro dos parâmetros esperados, quando comparado a estudos de toda América Latina, carecendo de mais pesquisas acerca do presente tema.

Área

Pediatria

Autores

CAMILA MELO FREITAS, CAMILLA LEITE FERNANDES ANDRADE, LETÍCIA JACON VICENTE, ANDRÉ VIEIRA, IGOR MACHADO SANGI, CORA MATILDES ROCHA SANTOS, KARINA KIRMSE GONÇALVES, CAMILA MOREIRA FERRARI