Dados do Trabalho


Título

Análise do perfil epidemiológico da taxa de mortalidade por trombose arterial, no Brasil, durante o período de 2017 a 2021

Objetivo

A Trombose arterial é formada por fibrina e plaquetas, onde ocorre oclusão arterial aguda fazendo com que haja diminuição da perfusão sanguínea e por consequência, uma de clínica de esfriamento, cianose da pele e insensibilidade do membro. Interpretar e descrever dados epidemiológicos relacionados à mortalidade por trombose arterial no Brasil, desde 2017 até o ano de 2021.

Métodos

Análise de âmbito populacional, utilizando-se como base de dados eletrônicos do DATASUS, por meio do Sistema de Informações sobre Mortalidade do SUS (SIM-SUS), de 2017 até 2021 no Brasil.

Resultados

No período analisado, foram registrados 8.019 óbitos, sendo 4.305 do sexo feminino, número 7,36% maior comparado ao público o masculino. Referente à faixa etária e cor/raça, a população mais afetada estava acima de 80 anos, representando 41,23% do total e 59,55% eram brancos, respectivamente.

Conclusão

A análise epidemiológica do presente estudo permite compreender o público mais afetado e seus os fatores de risco relacionados, podendo direcionar condutas assertivas que minimizem seus índices de mortalidade.

Área

Hemostasia, Trombose e Transfusão

Autores

CAMILA MELO FREITAS, IGOR MACHADO SANGI, LETÍCIA JACON VICENTE, SUÉLEN FERREIRA STÉIN, CORA MATILDES ROCHA SANTOS, JULIANA OLIVEIRA NORMANHA CARVALHO, ISABELA CHRISTINA SILVA NOGUEIRA, RODRIGO ALMEIDA SOUZA