Dados do Trabalho


Título

Caracterização epidemiológica da taxa de mortalidade por trombose arterial em pacientes pediátricos, no Brasil, durante o período de 2017 a 2021

Objetivo

Os eventos trombogênicos em crianças são raros, mas não podem ser descartados. Em quase sua totalidade, eles estão relacionados a fatores de risco, como infecções. Este trabalho tem como objetivo analisar os dados epidemiológicos relacionados à trombose arterial em pacientes pediátricos.

Métodos

Realizou-se a análise de âmbito populacional, com ênfase em pacientes pediátricos com trombose arterial, em que utilizou-se as bases de dados eletrônicos do DATASUS/SIM desde 2017 até 2021 no Brasil.

Resultados

Conforme o SIM do Ministério da Saúde, foram registrados 18 óbitos entre 2017 e 2021 por embolia e trombose arteriais, sendo que a maioria foi registrada em 2017 representando 27,78% e a menor quantidade em 2021 mostrando 11,11%. Deste total de óbitos, não há predominância entre os gêneros, com um número de casos iguais entre meninos e meninas. Referente à faixa etária, a população mais afetada estava dentre as menores de 1 ano, representando 33,33% do total, sendo compatível com um total de 6 óbitos. Além disso, 50% eram pardos, seguidos pelos brancos com 33,33%.

Conclusão

Pode-se constatar pelos dados coletados através do DATASUS, que apesar de uma perspectiva global de aumento nos casos de trombose arterial em crianças, assiste-se a uma redução da taxa de mortalidade por essa patologia no Brasil, sobretudo de 2017 para 2021.

Área

Pediatria

Autores

CAMILA MELO FREITAS, IGOR MACHADO SANGI, LETÍCIA JACON VICENTE, CORA MATILDES ROCHA SANTOS, ISABELA CHRISTINA SILVA NOGUEIRA, SUÉLEN FERREIRA STEIN, JULIANA OLIVEIRA NORMANHA CARVALHO, RODRIGO ALMEIDA SOUZA