Dados do Trabalho


Título

Uso de membrana de oxigenação extracorpórea (ECMO) na pandemia por covid-19: Complicações associadas.

Objetivo

Descrever as complicações do uso de ECMO durante a pandemia de Covid-19 nos sobreviventes em um Centro de Terapia Intensiva Adulto (CTI) de um hospital universitário na região sul do Brasil.

Métodos

Estudo transversal, retrospectivo realizado em uma CTI de um hospital universitário na região sul do Brasil. Foram incluídos na coleta de dados os pacientes com covid-19 que tiveram o suporte de ECMO e sobreviveram. Durante o período de janeiro de 2020 a setembro de 2022 na CTI do referido hospital. Os preceitos éticos foram respeitados, esse projeto foi submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da instituição sob o CAAE 40022920.0.10015327.

Resultados

Foram submetidos à ECMO por covid-19, 44 pacientes destes 11( 25%) sobreviveram . Sendo que 36,4% não tiveram complicações decorrente do uso da ECMO, 9,1% apresentaram Sangramento maior, 9,1% tiveram que realizar a troca da membrana oxigenadora por hemólise, 9,1% apresentaram Trombose Venosa Profunda / Tromboembolismo Pulmonar, 18,2% apresentaram troca da membrana oxigenadora por hemólise e Trombose Venosa Profunda / Tromboembolismo Pulmonar e 9,1 apresentaram todas as complicações citadas anteriormente associadas.

Conclusão

O cuidado ao paciente com ECMO preconizado é aquele realizado por uma equipe multidisciplinar, o conhecimento das principais complicações da ECMO possibilita o direcionamento individualizado de intervenções preventivas para minimizar os riscos a esse paciente gravemente infermo no CTI e qualificar a assistência da equipe.

Área

Gestão, Qualidade e Segurança

Autores

Aline Valli de Leão, Adriana Valéria Hoffmeister Daltrozo, Arianne dos Santos Gomes, Camila Maiato Nunes, Karina de Oliveira Azzolin, Claudir Lopes da Silva, Taciana De Castilhos Cavalcanti, Patrícia Seibel Bonatto