Dados do Trabalho


Título

Taxas de reinternação e mortalidade pós alta hospitalar dos sobreviventes da covid-19 que usaram ou foram avaliados para o uso de ecmo

Objetivo

Mensurar as taxas de reinternação e mortalidade pós alta hospitalar dos sobreviventes da COVID-10 que usaram ou foram avaliados para o uso do suporte de membrana de oxigenação extracorpórea (ECMO).

Métodos

Estudo retrospectivo, realizado em um hospital universitário do sul do Brasil. Foram incluídos na coleta de dados os sobreviventes da COVID-19 internados no centro de terapia intensiva do referido hospital, de janeiro de 2020 a setembro de 2022, que usaram ou foram avaliados para o uso de ECMO, cujo desfecho após a alta hospitalar resultou em óbito ou reinternação. As variáveis coletadas foram idade, sexo, reinternações e óbito. O projeto foi submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da instituição sob o CAAE 40022920.0.10015327.

Resultados

A coleta de dados teve como amostra 36 pacientes sobreviventes da COVID-19 que usaram ou foram avaliados para o uso de ECMO, cujo desfecho após a alta resultou em óbito ou reinternação, com idade média de 40 土 5,64 anos, sendo 14 (38,88%) do sexo feminino e 22 (61,11%) do sexo masculino. O desfecho “óbito” foi encontrado em 4 casos (11,11%), enquanto o desfecho “reinternação” foi observado em 9 (25%).

Conclusão

Conhecer dados de mortalidade e reinternação enfatiza a importância da avaliação minuciosa para a indicação de ECMO, pois apesar do potencial de salvar vidas, existe risco considerável de desfechos negativos a curto, médio e longo prazo.

Área

Índices Prognósticos

Autores

Aline Valli de Leão, Adriana Valéria Hoffmeister Daltrozo, Arianne dos Santos Gomes, Karina de Oliveira Azzolin, Laura Lima Barela , Camila Maiato Nunes