Dados do Trabalho


Título

Sobreviventes de covid-19, que usaram ou foram avaliados para o uso de ecmo: Qual a sua qualidade de vida e saúde mental a longo prazo

Objetivo

Avaliar a qualidade de vida e sintomas de ansiedade, depressão e estresse pós-traumático dos sobreviventes da Covid-19 que utilizaram ou foram avaliados para o uso de Oxigenação por Membrana Extracorpórea (ECMO) em um hospital de referencia do sul do Brasil.

Métodos

Delineamento transversal, retrospectivo, foram entrevistados 29 pacientes sobreviventes da Covid-19 que utilizaram ou foram avaliados para o uso de ECMO. Foram aplicados a Escala de Barthel e o questionário EQ-5D para avaliação da qualidade de vida e a escala HADS para mensuração de sintomas ansiosos e depressivos. O projeto foi aprovado pelo CEP-HCPA 40022920.0.10015327.

Resultados

A amostra foi de (55%) homens . Houve um aumento da prevalência de problemas de mobilidade (antes 13,8% vs depois 48,3%); ocorreu um aumento de problemas em desempenhar suas atividades habituais (antes 3,4% vs depois 48,3%); houve também um aumento do relato de dores ou desconfortos (antes 17,2% vs depois 62,1%), estando 27% com dores considerados extremas após a UTI; os sintomas de ansiedade e/ou depressão foram relatados em maior proporção após a internação (antes 31% vs depois 55,1%), sendo que 17% se considera extremamente ansioso e/ou deprimido após a internação intensiva.

Conclusão

Conhecer os impactos a longo prazo na qualidade de vida e saúde mental dos sobreviventes é muito importante para podermos implementar um plano de cuidado e um acompanhamento pós alta, que atendam as necessidades dos pacientes como fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia.

Área

Gestão, Qualidade e Segurança

Autores

Aline Valli de Leão, Adriana Valéria Hoffmeister Daltrozo, Arianne dos Santos Gomes, Karina de Oliveira Azzolin, Laura Lima Barela, Camila Maiato Nunes