Dados do Trabalho


Título

O impacto da PEEP na hemodinâmica, mecânica respiratória e oxigenação de crianças com síndrome do desconforto respiratório agudo

Objetivo

Avaliar o impacto do aumento da pressão expiratória final positiva (PEEP) na hemodinâmica, mecânica respiratória e oxigenação em crianças com síndrome do desconforto respiratório agudo (SDRA).

Métodos

Pacientes com SDRA em ventilação mecânica no modo pressão-regulada volume controlado (PRVC), em respiração controlada, foram avaliados para inclusão. A PEEP foi alterada sequencialmente para 5, 12, 10, 8 e novamente para 5 cmH2O. Após 10 minutos em cada nível de PEEP, foram coletadas variáveis hemodinâmicas, ventilatórias e de oxigenação. As variáveis relacionadas ao débito cardíaco foram obtidas por ecocardiografia transtorácica.

Resultados

Foram incluídos 31 pacientes, com idade e peso medianos de 6 meses e 6,3 kg, respectivamente. Os principais motivos de internação foram bronquiolite viral aguda (45%) e pneumonia bacteriana (32%). A maioria dos pacientes apresentavam SDRA leve ou moderada (45% e 42%, respectivamente), com índice de oxigenação mediano de 8,4 (IQR 5,8–12,7). Houve melhora significativa da saturação de O2 com aumento da PEEP. No entanto, o índice cardíaco foi significativamente menor no PEEP de 12 cmH2O (p=0,001), ocorrendo redução no volume sistólico >10% em quatorze participantes (45%). Não houve mudança significativa na pressão arterial. Porém, houve redução significativa na entrega de oxigênio com PEEP de 12 cmH2O. A complacência estática do sistema respiratório mediana reduziu 25% (IQR 39,7–15,2) com a elevação da PEEP para 12 cmH2O.

Conclusão

Apesar da melhora na saturação arterial de oxigênio, o aumento da PEEP em crianças hemodinamicamente estáveis com SDRA pode causar uma redução significativa no débito cardíaco, na entrega de oxigênio e na complacência do sistema respiratório.

Área

Pediatria

Autores

Fernanda Monteiro Diniz Junqueira, Isabel de Siqueira Ferraz, Fábio Joly Campos, Tohio Matsumoto, Marcelo Barciela Brandão, Roberto José Negrão Nogueira, Tiago Henrique de Souza