Dados do Trabalho


Título

Análise do perfil epidemiológico das internações por sepse na Região Sul do Brasil nos últimos cinco anos

Objetivo

O trabalho tem como objetivo analisar o perfil epidemiológico dos pacientes hospitalizados por septicemia na Região Sul do Brasil, no período entre 2018-2022.

Métodos

Estudo observacional, analítico e retrospectivo de dados secundários obtidos por consulta ao Sistema de Informação Hospitalar (SIH/SUS), na plataforma DATASUS. Foram incluídos todos os internamentos por septicemia admitidos entre os anos de 2018 a 2022 com distinção de sexo, idade, raça/cor.

Resultados

No período analisado, foram 126.366 internações hospitalares por sepse na Região Sul do Brasil, correspondendo a 19,1% das internações totais do país. O estado com o maior número foi o Rio Grande do Sul, com 57.354 (45,3%), seguido do Paraná, com 44.792 (35,4%) e Santa Catarina, com 24.220 (19,1%). Com relação à idade, a faixa etária mais acometida foi a de 70 a 79 anos (21,1%). Em relação ao sexo e raça/cor, houve predomínio de internações do sexo masculino, com 51,8%, e da raça/cor branca, representando (74,5%), respectivamente.

Conclusão

Conhecer o perfil epidemiológico de internamento por sepse é de extrema importância, uma vez que não apenas auxilia na identificação de grupos de maior risco, mas também orienta o desenvolvimento de estratégias eficazes de prevenção, diagnóstico precoce e tratamento.

Área

Epidemiologia

Autores

Amanda Pieniz Vieira, Thayane Moraes Lazaroni Dalpério, Djaine Haila Silva Rocha , João Pedro Rosa Barroncas, Júlia Duarte Diegues, Ana Clara Chabudt Lemos , Letícia Melo Barreto , Lucas Oliveira Barbosa