Dados do Trabalho
Título
Custo Efetividade em Oxigenioterapia Hiperbárica no Tratamento de Feridas de Difícil Cicatrização
Objetivo
A Oxigenioterapia Hiperbárica (OHB) destina-se ao tratamento primário ou adjuvante para uma série de condições médicas, incluindo o tratamento de feridas de difícil cicatrização. Um aspecto importante relacionado a este tratamento é a custo-efetividade, alvo de questionamentos por se tratar de uma intervenção de alto custo, sendo propósito de trabalhos científicos mais recentes.
Métodos
Foi pesquisado na base de dados PUBMED ultilizando os descritores “hyperbaric oxygen therapy” e “cost-effective”, e filtrado artigos nos últimos 10 anos, obtendo-se 115 resultados, sendo filtrados os que estudassem custo efetividade em lesões crônicas em humanos, obtendo-se 12 resultados. 1 foi eliminado por não estar disponível. Foram acrescentados 3 artigos referenciados nas pesquisas encontradas.
Resultados
Estudados 13 artigos, sendo 5 coortes, 6 revisões de literatura, 2 revisões sistemáticas que comparavam o uso da oxigenoterapia hiperbárica versus tratamento habitual, dos quais 10 demonstraram melhor custo benefício da OHB, uma revisão de literatura apresentou resultados variáveis e 1 mostrou não apresentar redução de custos
Conclusão
Conclui-se que os estudos relacionados a custo efetividade em OHB, apesar de incipientes, já demonstram benefício, seja em termos de custos pontuais, relacionados de maneira estrita ao tratamento, como em valor agregado por diminuir o tempo de improdutividade dos pacientes, além da óbvia diminuição da recorrência de infecções e amputações. Mais estudos estão em curso e devem esclarecer ainda mais esta relação.
Área
Infecção no paciente grave
Autores
CAIO CÉZAR QUINTAS DE MEDEIROS