Dados do Trabalho
Título
SEPSE: GRANDE CENÁRIO E SUAS ATUALIDADES
Objetivo
Esta revisão tem como objetivo discutir a fisiopatologia, epidemiologia, critérios de diagnósticos e as principais linhas de tratamento da SEPSE.
Métodos
Foi feito uma busca sistemática de artigos renomados e abrangentes em bancos de dados eletrônicos que atribuíam de forma eficaz na revisão, sepse, sepse grave, epidemiologia da sepse. Para a presente pesquisa foram selecionados 110 artigos, dos quais 51 atenderam as perspectivas para a busca de informações que corroborem com o tema sepse.
Resultados
Há uma correlação com os critérios de diagnóstico da sepse, uma vez que os resultados mostram (0.89;95% CI, 0,86-0,92); sensibilidade (81%. 95% ci, 80-81) e especificidade (72%; 95% CI, 72-72), com SIRS (0,70), MEWS (0,50) e SOFA (0,78%), os resultados indicam que o SOFA é uma ferramenta indispensável para o reconhecimento da sepse. A reposição de colóides em pacientes que possuem algum grau de injúria renal pode levar a um quadro de lesão renal aguda decorrente a necrose tubular, e a administração de glicocorticóides tiamina e ácido ascórbico reduziram o tempo de ventilação mecânica e consequentemente menor (PAV) Pneumonia associada à ventilação (MD-0,96, IC 95% -1,61 a-0,30).
Conclusão
Podemos observar que a sepse no mundo é uma complicação severa que muitas vezes sua identificação tardia corrobora para o desfecho negativo desses pacientes críticos. Entretanto, o tratamento é traçado de acordo com a hemodinâmica do paciente de forma totalmente individualizada, onde requer uma análise totalmente cautelosa e cuidadosa, a fim de entrarmos com a terapia adequada no manejo da sepse.
Área
Sepse
Autores
Guadalupe Ernani Gomes, Grasiele Fauaz Almeida