Dados do Trabalho


Título

Efeito da implementação de um protocolo assistencial para mobilização precoce após cirurgia pulmonar em um indicador de qualidade da fisioterapia

Objetivo

Avaliar o efeito da implementação de um protocolo assistencial para mobilização precoce após cirurgia torácica em um indicador de qualidade da fisioterapia.

Métodos

Em julho de 2022 foi implementando o protocolo assistencial para mobilização precoce após cirurgia pulmonar em pacientes submetidos ao protocolo de recuperação cirúrgica acelerada em uma UTI de um hospital privado de São Paulo. Neste período foram incluídos todos os pacientes encaminhados para a unidade de terapia intensiva (UTI) no pós-operatório de cirurgia pulmonar (grupo intervenção). Para comparação foram utilizados os dados de indivíduos submetidos a cirurgia pulmonar pela mesma equipe cirúrgica, e internados na UTI antes da implementação do protocolo (grupo controle). A meta do indicador é realizar ortostatismo até 2 horas após a admissão na UTI. Foi utilizado test-t não pareado para as variáveis numéricas e Chi-quadrado para as variáveis categóricas.

Resultados

Foram incluídos 17 indivíduos do grupo controle (65% sexo masculino, 63±12 anos) e 10 indivíduos grupo intervenção (30% sexo masculino, 61±12 anos). Não foi observada diferença significante em relação ao sexo (p=0,12) e à idade (p=0,70). Em relação ao atingimento da meta do indicador, no grupo controle o resultado foi de 23% e no grupo intervenção 50% (p=0,37).

Conclusão

A implementação de um protocolo para mobilização precoce após cirurgia pulmonar promoveu um efeito positivo neste indicador de qualidade da fisioterapia. Apesar de não apresentar diferença estatisticamente significante, a taxa de sucesso duplicou em um ano de implementação do protocolo.

Área

Gestão, Qualidade e Segurança

Autores

Andréa Diogo Sala, Rafaella Fagundes Xavier, Fernando Conrado Abrão, Pedro Prósperi, José Franklin Pompa, Ivan Teruaki Ivanaga