Dados do Trabalho


Título

Perfil formativo-profissional dos enfermeiros intensivistas no Brasil: estudo transversal

Objetivo

Descrever o perfil formativo-profissional dos enfermeiros intensivistas brasileiros

Métodos

Estudo descritivo transversal realizado em duas etapas independentes: divulgação de questionário estruturado e autoaplicável a egressos e coordenadores de curso de especialização de enfermagem em terapia intensiva na modalidade residência, pós-graduação lato sensu e profissionais titulados; mapeamento da oferta nacional de cursos de pós-graduação lato sensu cadastrados no Ministério de Educação (MEC). Coletou-se dados sobre o perfil sociodemográfico, processo de formação e caracterização dos cursos.

Resultados

Na primeira etapa obteve-se um total de 227 respostas. A maioria eram mulheres (79,2%), com idade entre 26 e 45 anos (80,7%), se formaram há menos de 5 anos (44%), predominantemente nas regiões sudeste e nordeste (67,8%), por meio de pós-graduação lato sensu (55,5%). Os cursos de pós-graduação lato sensu informados na etapa 1 foram marcados pelo ensino presencial (78,7%), com carga horária de 360 até 420 horas (76,4%) e ausência de oferta de práticas em laboratórios (57,5%) ou visitas guiadas (42,5%). Na segunda etapa foram identificados 457 cursos, com modalidade de ensino majoritariamente presencial (58,9%), predominância de cursos na região sudeste (48,4%), carga horária de 360 até 420 horas (51,2%), duração de até 6 meses (41,8%) e variação na subárea de formação.

Conclusão

A predominância de profissionais que se formam em cursos de pós-graduação lato sensu, com ensino essencialmente teórico, a curta duração e a heterogeneidade desses quanto à modalidade, carga horária, subárea de formação e metodologia de avaliação emergem a necessidade de discutir uma educação baseada em competências para o enfermeiro intensivista no Brasil.

Área

Gestão, Qualidade e Segurança

Autores

Thais Oliveira Gomes, Fernanda Berchelli Girão, Tágora Lago Santos, Matheus Henrique Silva, Erika Azevedo Portes, Marcus Vinicius Melo de Andrade