Dados do Trabalho


Título

Acurácia prognóstica dos escores PRISM-IV, PIM-2, PIM-3 e PELOD-2 para mortalidade hospitalar em crianças admitidas em uma Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica Quaternária no Brasil

Objetivo

Avaliar a performance dos escores PRISM-IV, PIM-2, PIM-3 e PELOD-2 no primeiro dia de internação para predizer mortalidade em crianças internadas em uma Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica Quaternária no Brasil.

Métodos

Estudo de coorte observacional, no qual os escores prognósticos foram coletados de forma prospectiva. Em todas as crianças, no primeiro dia de internação, foram aplicados os escores PIM-2, PIM-3, PRISM-IV e PELOD-2. A performance de cada escore foi realizada por meio do cálculo de discriminação e calibração. Para discriminar mortalidade intra-hospitalar foi calculada a área sob a curva Receiver Operating Characteristics (AUC-ROC). Em todas as análises foi adotado um nível de significância de 5%.

Resultados

No período de estudo, 854 pacientes foram admitidos na UTIP de um hospital quaternário na cidade de São Paulo (Brasil). A mortalidade foi de 1,8%, o principal tipo de admissão foi cirúrgico 52,8% Observamos que todos os escores apresentaram boa discriminação para predizer mortalidade hospitalar (AUC-ROC > 0,703). Os valores dos pontos de corte de cada escore para predizer mortalidade foram 4,55 (sensibilidade 80% / especificidade 82,2%) para o PIM-2; 1,85 (sensibilidade 5,3% / especificidade 86,5%) para o PIM-3; 6,5 (sensibilidade 5,3% / especificidade 97,8%) para o PELOD-2 e 7,5 (sensibilidade 5,3% / especificidade 85,9%) para o PRISM-IV. No presente estudo, todos os escores apresentaram boa acurácia para predizer mortalidade (PIM-2: 82,2%; PELOD-2: 97%; PIM-3: 85,6%; PRISM-IV: 81,4%).

Conclusão

No presente estudo, todos os escores avaliados apresentaram boa discriminação e acurácia para predizer mortalidade hospitalar em crianças admitidas em uma UTIP Quaternária no Brasil.

Área

Pediatria

Autores

Graziela de Araújo Costa, Flávia Andrea Krepel Foronda, Lucília Santana Faria, Daniela Carla de Souza