Dados do Trabalho


Título

ALTERAÇÃO NO PADRÃO DE FALA EM PACIENTES CARDIOPATAS INTERNADOS NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA

Objetivo

Comparar os aspectos temporais de produção da fala entre pacientes com Insuficiência Cardíaca Congestiva (ICC) internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e pessoas saudáveis (controles).

Métodos

Foram realizadas gravações em áudio com 05 pacientes, em oxigenoterapia na UTI; e 05 controles em ar ambiente, da produção de uma sentença contendo 30 sílabas. Essas gravações fazem parte do banco de dados do estudo SPIRA: Sistema de detecção Precoce de Insuficiência Respiratória por meio da análise de áudio. As análises do áudio foram feitas com o uso do software PRAAT considerando: número de sílabas, duração da sentença, número e duração de pausas. Parâmetros relativos à frequência cardíaca (FC), respiratória (FR) e saturação periférica de oxigênio (SatpO2) também foram avaliados.

Resultados

A partir da análise estatística, houve diferença significativa entre os grupos para o número e a duração das pausas (p<0,05). Os pacientes com ICC apresentaram um número de pausas duas vezes maior que os controles, enquanto a duração das pausas foi seis vezes maior do que no grupo controle. Os parâmetros de FC, FR e SatpO2 não apresentaram diferenças significativas entre os pacientes e controles.

Conclusão

A alteração no padrão de fala em pacientes com ICC na UTI é marcada pelo aumento do número e duração das pausas. Esta característica pode ser utilizada como um biomarcador para a identificação da insuficiência respiratória.

Área

Insuficiência Respiratória e Ventilação Mecânica

Autores

Tatiane Cristina de Almeida, Viviam Batista Morais, Julia Vasquez Rios, Leisi Silva Sossoloti, Luana Cristina Silva, Larissa Cristina Berti