Dados do Trabalho


Título

Análise epidemiológica dos óbitos por aneurisma e dissecção de aorta abdominal na região Sul do Brasil no período de 2017 a 2022

Objetivo

Investigar o perfil epidemiológico dos óbitos por Aneurisma e Dissecção de Aorta na região Sul do Brasil no período de 2017 a 2022.

Métodos

Estudo ecológico acerca dos óbitos por Aneurisma e Dissecção de Aorta, na Região Sul do Brasil, durante o período de 2017 a 2021. Os dados foram coletados a partir do Sistema de Informações Hospitalares do SUS (SIH/SUS), por meio do banco de dados do Ministério da Saúde (DATASUS).

Resultados

No período analisado, tiveram 5.974 casos de óbito por Aneurisma e Dissecção de Aorta na região Sul do Brasil. O Estado com maior número foi o Rio Grande do Sul, totalizando 2.393 casos (40%), seguido do Paraná, com 1876 casos (31,40%) e Santa Catarina, com 1.705 casos (28,54%). Dentre todos os óbitos analisados, 61,93% ocorreu em indivíduos do sexo masculino. A maior incidência em percentil deu-se na faixa etária que compreende os óbitos em indivíduos entre 70 e 79 anos.

Conclusão

A análise epidemiológica dos casos de óbitos por aneurisma e dissecção de aorta abdominal na região Sul do Brasil corrobora o padrão descrito na literatura, revelando elevada taxa de letalidade entre idosos, especialmente acima dos 70 anos, com maior prevalência no sexo masculino. A identificação do estado com maior taxa de letalidade permite direcionar esforços para a prevenção e alerta acerca dos fatores de risco e da importância do diagnóstico e tratamento precoce a fim de evitar o desfecho desfavorável, visto que o aneurisma de aorta é a patologia de maior mortalidade entre as síndromes aórticas agudas.

Área

Epidemiologia

Autores

Amanda Pieniz Vieira, elisa andrade faria, João Wilson Luna Freire Neto , Evelin Centenaro Franzon , Amanda Eduarda Nitchai, Maria Luisa de Oliveira Nunes, Gustavo Oliveira Alves, Maria Kéren Ribeiro Sousa