Dados do Trabalho
Título
Análise da taxa de internações pediátricas por pancreatite aguda, no Brasil, durante o período de 2018 a 2023
Objetivo
A pancreatite aguda (PA) ocorre devido a um processo inflamatório no parênquima pancreático. Dessa forma, tornou-se como objetivo analisar a tendência de internações por PA no Brasil em pacientes de um a quatorze anos de idade, no período de 2018 a 2023.
Métodos
Realizou-se um estudo de base populacional, a partir da plataforma DATASUS do Ministério da Saúde no Sistema de Informações Hospitalares do SUS (SIH-SUS), no período de 2018 a 2023..
Resultados
Baseado no SIM-SUS, de 2018 a junho de 2023, foram registrados 2.627 internações de crianças com o quadro de PA. A faixa etária predominante foi de 10-14 anos, representando 51%. Outrossim, há predominância 10,24% maior do sexo feminino sobre o masculino. Ademais, a raça parda representou 43,62% das internações. Além disso, foi possível analisar que houveram 18 óbitos nesse período, representando 0,7% das internações. A PA na infância está associada a maior morbidade e complicações, além disso, foi demonstrada a elevação da incidência nas duas últimas décadas, seguindo a tendência global, provavelmente, devido a um melhor arsenal diagnóstico e a maior conscientização médica. O presente trabalho mostrou uma taxa de mortalidade de 0,7%, sendo menor do que o encontrado no Reino Unido (2%) e Tailândia (28%).
Conclusão
Portanto, foi possível notar o aumento da incidência da PA em crianças e adolescentes. Dessa forma, são necessários novos estudos para compreender o impacto e morbimortalidade disso na vida adulta dessas crianças e criação de medidas com objetivo de diminuir essa incidência e melhorar ainda mais os índices de mortalidade.
Área
Pediatria
Autores
CAMILA MELO FREITAS, LETÍCIA JACON VICENTE, ANDRÉ André Vieira, IGOR MACHADO SANGI, HEVA MANUELE DE ALMEIDA FERNANDES, KARINA KIRMSE GONÇALVES, ISABELA CHRISTINA SILVA NOGUEIRA, RODRIGO ALMEIDA SOUZA