Dados do Trabalho


Título

Elementos para o cuidado humanizado em UTI: contribuições dos profissionais de enfermagem Angolanos

Objetivo

Objetivo: identificar os elementos que facilitam e dificultam a execução do cuidado humanizado de enfermagem em terapia intensiva.

Métodos

Método: trata-se de uma pesquisa descritiva, qualitativa, realizada em Unidade de Terapia Intensiva de um hospital geral de Huambo, Angola-África, com 15 profissionais de enfermagem, no ano de 2020, por meio de entrevista semiestruturada. Utilizou-se o Discurso do Sujeito Coletivo para análise dos dados, e para a organização o Software QualiquantiSoft®.

Resultados

Resultados: emergiram dos depoimentos os elementos que facilitam a execução do cuidado humanizado de enfermagem que estão relacionados ao envolvimento da equipe multiprofissional no cuidado e às relações interpessoais da equipe de enfermagem, envolvendo também o cuidado físico, o procedimento técnico aliado à empatia, a comunicação, e que ela deve ser estendida aos familiares e acompanhantes. Os elementos que dificultam a implementação do cuidado humanizado estão atrelados à falta de recursos materiais, equipamentos, insumos e recursos humanos escassos em quantidade suficientes e pouco preparo especializado da equipe de enfermagem.

Conclusão

Conclusão: os elementos para a humanização dos cuidados de enfermagem são comportamentais sobretudo relacionados às relações interprofissionais, já os elementos que dificultam envolvem aspectos de gestão que não estão sob a governabilidade dos profissionais, requerendo atenção dos gestores da instituição e a necessidade de qualificação para o cuidado humanizado por meio da educação permanente.

Área

Terminalidade, Humanização

Autores

Jakeliny Serafini Terra, Eurico Mateus Sili, Eliane Regina Pereira Nascimento, Luciana Bihain Hagemann Malfussi, Daniele Delacanal Lazzari, Silvia Silva Souza, Francine Carpes Ramos, Ximena Alejandra Navarro Maldonato