Dados do Trabalho


Título

Atenção Integrada a pessoa com Insuficiência Cardíaca na perspectiva da Psicologia

Objetivo

Intervenção da Psicologia junto a equipe multiprofissional, de atenção à pessoa hospitalizada com insuficiência cardíaca e suas repercussões frente ao adoecimento.

Métodos

Trata-se de um relato de experiência abordando a atenção integrada oferecida às pessoas com diagnóstico de IC junto a um hospital privado especializado de cardiologia situado na Cidade de São Paulo, no Estado de São Paulo, por meio de intervenções terapêuticas oferecida pela Psicologia.

Resultados

As pessoas que recebem acompanhamento intensivo e especializado na área da Psicologia são aqueles que se encontram em estágio avançado de doença e que, por esse fato, apresentam repercussões significativas no que diz respeito à funcionalidade, destacando o impacto psicológico. A experiência relatada segue a seguinte metodologia de trabalho: Identificação da IC em estágio de progressão ou avançado de doença, com sinais de refratariedade e /ou internações frequentes; Encaminhamento a abordagem de Psicologia no contexto hospitalar; Discussão com a equipe médica para elucidação do quadro clínico e grau de complexidade a fim de facilitar a definição do plano de cuidados e tomada de decisões, destacando os familiares para que possam ser acolhidos.

Conclusão

Frente a esse cenário, é de fundamental importância à abordagem da Psicologia numa perspectiva integral e integradora, a fim de potencializar as qualidades e habilidades do paciente com sobreposição as suas limitações e, com o objetivo de aliviar e controlar sintomas e minimizar os prejuízos e dificuldades presentes.

Área

Terminalidade, Humanização

Autores

Adriana Lima Souza, Mary Lee Faria Norris Nelsen Foz, Priscila Cabral Lima