Dados do Trabalho


Título

Levantamento do perfil epidemiológico da taxa de óbitos por Pneumonia causada por bactérias NCOP, no Brasil, durante o período de 2017 a 2021

Objetivo

A pneumonia é uma infecção que acomete os pulmões, acarretando em uma das principais patologias que levam a internações e morte. Especialmente, quando é causada por bactérias NCOP, esta patologia tende a apresentar complicações como insuficiência respiratória, septicemia, e sequelas pulmonares. Dessa forma, tornou-se como objetivo analisar a tendência de óbitos por pneumonia no Brasil, entre os anos de 2017 e 2021.

Métodos

Realizou-se um estudo de base populacional, a partir da plataforma DATASUS do Ministério da Saúde no Sistema de Informações Hospitalares do SUS (SIH-SUS).

Resultados

Baseado no SIH/SUS, durante os anos de 2017 a 2021, foram registrados 80.194 óbitos por pneumonia. Ademais, a faixa etária predominante foi acima dos 80 anos, que representou 51,43% de todos os casos. Dessa forma, as mulheres foram afetadas 0,51% a mais do que os homens. Além disso, 55,46% das pessoas afetadas são brancas e 35,19% eram viúvas. O presente estudo mostrou que 83,11% dos óbitos ocorreram de forma intra-hospitalar, o que indica uma maior necessidade de intervenções. A identificação da bactéria específica envolvida na pneumonia é crucial para orientar o tratamento adequado com antibióticos. Os sintomas podem incluir febre, tosse com catarro, falta de ar, dor no peito e fadiga e seu tratamento depende da bactéria causadora e da gravidade da infecção.

Conclusão

Logo, a prevenção da mortalidade associada à pneumonia bacteriana envolve uma combinação de estratégias de prevenção primária, detecção precoce e tratamento adequado, dentre elas tem-se a vacinação, higiene respiratória, estilo de vida saudável e tratar condições médicas adjacentes.

Área

Epidemiologia

Autores

CAMILA MELO FREITAS, LETÍCIA JACON VICENTE, IGOR MACHADO SANGI, ANDRÉ VIEIRA, BIANCA RIOS SAMPAIO, RODRIGO ALMEIDA SOUZA