Dados do Trabalho
Título
Simplified Acute Physiology Score III – SAPS 3: um perfil da necessidade de ventilação mecânica invasiva e vasopressores na primeira hora em pacientes neurocríticos que vieram a óbito em um hospital público do Maranhão
Objetivo
Avaliar em intervalos de chance de mortalidade predita pelo SAPS 3 o perfil de pacientes neurocríticos que vieram a óbito.
Métodos
Trata-se de um estudo transversal retroativo coletado no Sistema de Internação Hospitalar (SIH) de um hospital público do Maranhão entre janeiro de 2022 a junho de 2023, armazenado no programa Epimed Monitor UTI e com a análise dos 61 prontuários realizada no programa estatístico STATA 15.0.
Resultados
A amostra foi dividida em 4 intervalos conforme a probabilidade de óbito pelo SAPS 3: 4,01-25% (n=9), 25-50% (n=15), 50-75% (n=20) e 75-90,29% (n=17). A partir disso, observou-se um aumento de 35,71% no uso ventilação de mecânica invasiva (VMI) em pacientes do segundo grupo em comparação ao primeiro, enquanto no terceiro e quarto intervalo todos os pacientes que faleceram demandaram VMI. Em relação ao uso de VMI durante a internação e vasopressores na primeira hora, na amostra do primeiro intervalo não houve indivíduos que se enquadrassem, ao passo que no segundo e terceiro intervalos se percebeu, respectivamente, 28,57% e 25%. Ressalta-se que em relação à média do uso conjunto desses suportes entre segundo e terceiro intervalos existiu um aumento de 9,8% para o terceiro intervalo. No que se refere à mortalidade, notou-se que a mortalidade aumentou cerca de 50% no quarto grupo em relação à média da mortalidade nos demais.
Conclusão
Conclusão: Portanto, notamos que a necessidade de VMI na internação e vasopressores na primeira hora não segue um padrão linear de aumento para o quarto grupo, assim como a mortalidade.
Área
Índices Prognósticos
Autores
Davi Veloso Lima de Paula Sousa, Marcelly Kelmanny da Luz Sampaio, Marcilene de Amorim Sandes, Hoberdam dos Santos Gomes, Gabriel Almeida Lisboa Oliveira