Dados do Trabalho
Título
Correlação entre mobilidade, força de preensão palmar e tempo de ventilação mecânica em pacientes submetidos à cirurgia cardíaca
Objetivo
Avaliar a correlação entre os valores do dinamômetro handgrip nos períodos pré e pós-operatório com o tempo de VM e os valores da Perme Intensive Care Unit Mobility em paciente submetidos a CC.
Métodos
A amostra foi composta por pacientes submetidos a cirurgias cardíacas. Os pacientes foram avaliados no pré-operatório, pós-extubação, no 3º pós- operatório (PO) e na alta hospitalar. As correlações entre a força de preensão palmar, a Perme Escore, o tempo de ventilação mecânica (VM) e o tempo de internação na UTI e hospitalar foram realizadas utilizando a Correlação de Spearman.
Resultados
Foram incluídos no estudo 50 pacientes de CC, sendo que 30 realizaram cirurgia de troca de válvula, 17 realizaram revascularização do miocário e três realizaram as duas cirurgias. Não foi encontrada correlação entre os valores do dinamômetro handgrip e o tempo de VM, porém houve correlação com o tempo de permanência na UTI e hospitalar. Houve correlação moderada entre os valores da Perme e os valores de handgrip no pós extubação, 3º PO e alta para membro superior direito (MSD). Também houve correlação entre os valores da Perme e handgrip do 3º PO e alta para ambos os membros superiores e entre os valores da escala de mobilidade da alta e os valores de handgrip no 3º PO para MSD e para ambos os membros no pós extubação.
Conclusão
Maiores valores obtidos com dinamômetro handgrip estão associados a maior pontuação da Perme Escore e menor tempo de permanência em UTI e hospitalar.
Área
Insuficiência Respiratória e Ventilação Mecânica
Autores
Marcela Godoy Xixirry, Cicero José Silva Souto, Mayra Gonçalves Menegueti, Anibal Basile-Filho, Maria Auxiliadora-Martins, Marina de Oliveira Zazini, Marina Neves do Nascimento