Dados do Trabalho
Título
AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE DOS SCORES SAPS 3 E SOFA PARA PREDIZER RISCO DE EVOLUÇÃO DESFAVORÁVEL EM PACIENTES COM O DIAGNÓSTICO CONFIRMADO DE COVID INTERNADOS EM LEITO INTENSIVO.
Objetivo
O trabalho objetiva avaliar a capacidade de escores em predizer maior chance de evolução com desfecho desfavorável: óbito, necessidade de suporte ventilatório por meio de ventilação mecânica e tempo de internação prolongado em pacientes internado por COVID-19 nas UTIs adulto do Hospital de Clínicas UNICAMP.
Métodos
Este estudo é um tipo de pesquisa observacional retrospectiva que se baseia na análise de um banco de dados de pacientes internados nas UTIs.
Foram calculados índices prognósticos com base em informações clínicas e laboratoriais obtidas dos prontuários eletrônicos: SAPSna admissão e após 48 horas de internação, bem como é SOFA.
Por fim, a pesquisa utilizou cálculos estatísticos para correlacionar os escores prognósticos com três desfechos adversos de interesse.
Resultados
Os escores estudados encontram bom perfil na capacidade de predizer evolução desfavorável: óbito, tempo de internação prolongado e necessidade de ventilação mecânica. O único perfil que não apresentou relação positiva nesse estudo foi o de SAPS com tempo de internação prolongada.
Conclusão
O presente estudo oferece insights valiosos ao investigar a relação entre dois escores prognósticos, SAPS e SOFA, e a evolução clínica de pacientes com Covid-19 internados em UTI. Ao analisar os resultados, fica evidente que ambos os escores têm um desempenho promissor na previsão de desfechos adversos. No entanto, é importante reconhecer as limitações inerentes a um estudo observacional retrospectivo. Por sua natureza, esse tipo de estudo não tem o objetivo de estabelecer causalidade, mas sim de identificar relações entre variáveis. Além disso, o tamanho da amostra também merece consideração.
Área
Índices Prognósticos
Autores
Warlisson Fonseca Pinheiro , Antonio Luis Eiras Falcão , Adria Cristina Da Silva , Melissa Sibinelli