Dados do Trabalho


Título

Uso de Administração Contínua, Intermitente ou em Bolus de Furosemida na Pediatria: Uma Revisão Sistemática

Objetivo

Realizar uma revisão sistemática sobre o uso de infusão contínua, intermitente ou em bolus de furosemida na pediatria.

Métodos

Foi realizada busca nas bases de dados PubMed, Cochrane e BVS, sem restrição de ano e idioma. Sendo selecionados, pelo título e resumo, todos os artigos originais que avaliaram o uso da furosemida na administração de infusão contínua, intermitente e bolus na pediatria. Dos 32 artigos, 14 foram selecionados para leitura. Após apreciação, a amostra final contou com 3 artigos eleitos pelos critérios de inclusão.

Resultados

Não houve um consenso em relação a qual forma de administração é mais usada e qual demonstra mais segurança no uso. Foi evidenciado na análise, que há um consenso de que na administração por infusão contínua pode-se obter um controle urinário maior e mais previsível.

Conclusão

Não foi possível determinar uma preferência do uso e segurança nas formas de administração contínua, intermitente ou bolus, da furosemida na pediatria. Evidenciou-se, que há uma necessidade de estudos na pediatria com o uso desse diurético, além do pós-operatório de cirurgias cardíacas, com metodologias bem estabelecidas e amostras maiores.

Área

Pediatria

Autores

Verônica Camila Lazzarotto, Gabriela Vequi, Maria Julia Soares Mussi, Isabella Ortega de Lima, Sandra Mara Witkowski