Dados do Trabalho


Título

Avaliação do perfil de recomendações farmacêuticas de impacto clínico na utilização de antimicrobianos em pacientes em terapia Intensiva

Objetivo

Este estudo consistiu em delinear o perfil das recomendações farmacêuticas (RF) relacionadas à antibioticoterapia, direcionadas aos pacientes críticos, com o intuito de traçar potenciais impactos clínicos benéficos no âmbito da prática clínica desses indivíduos.

Métodos

Trata-se de um estudo descritivo, transversal com abordagem quantitativa e aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da instituição, sob parecer nº 5.409.579 que analisou o acompanhamento da antibioticoterapia de 316 pacientes entre 19-94 anos admitidos em uma unidade de terapia intensiva de perfil geral de um hospital universitário de alta complexidade durante 2020 a 2022. Um total de 553 RF foram analisadas e categorizadas, conforme sua natureza (ajuste de dose, indicação, substituição e suspensão de terapia), aceitabilidade (aceitas ou não aceitas) e classes de antibióticos envolvidas.

Resultados

Foi constatado entre a população estudada que 53,1% eram do gênero feminino e 46,8% do gênero masculino, e entre os antimicrobianos examinados foi demonstrado em maior proporção: Vancomicina (21,7%), Amicacina (16,8%), Meropenem (14,3%) e Polimixina (11,6%). Em relação ao perfil de principais RF, o ajuste de dose, suspensão e inclusão de terapia entram em destaque com 69,8%, 16,1% e 87%, respectivamente. Em relação ao retorno da equipe multiprofissional perante as RF, evidenciou-se um percentual de 80,8% de aceitabilidade.

Conclusão

Esta pesquisa possibilitou a análise das RF relacionadas à antibioticoterapia em terapia intensiva, e observou aceitação substancial por parte da equipe multiprofissional. Dentre as RF destacam-se aquelas relacionadas ao ajuste de dosagem, interrupção e inclusão de terapia, já para os agentes antimicrobianos, predominam vancomicina, amicacina, meropenem e polimixina.

Área

Infecção no paciente grave

Autores

Liana Moreira Magalhães, Renata Vieira Cortez, Isnária Soares de Oliveira, José Martins de Alcântara Neto