Dados do Trabalho


Título

Educação em saúde na prevenção de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde: uma prática institucional inovadora

Objetivo

Descrever uma prática institucional após aplicação do método de gamificação como plano de ação para diminuição de Infecções Relacionadas a dispositivos invasivos.

Métodos

Trata-se de um estudo descritivo de uma prática institucional inovadora vivenciado pela equipe do Centro de Terapia Intensiva (CTI) Coronariano em um Hospital de grande porte 100% SUS de Minas Gerais, nos meses de março a junho de 2023.

Resultados

Devido ao aumento de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde no CTI Coronariano, surgiu a ideia de dividir a equipe multiprofissional em quatro times no período entre março a junho de 2023. A avaliação ocorreu mediante aos resultados dos seguintes indicadores: Infecção na corrente sanguínea relacionada ao cateter central; Infecção do trato urinário relacionado à cateter vesical de demora e Pneumonia relacionada à Ventilação Mecânica. Os resultados foram divulgados mensalmente no painel do projeto elaborado pelas autoras. O objetivo foi alcançar a meta zero em todos os indicadores. O time vencedor foi premiado ao final do período pré estabelecido. Diante disso, houve uma diminuição das taxas de infecções relacionadas aos dispositivos invasivos e quanto à avaliação da quantidade de antibióticos, em frascos, dispensados para o setor, observou-se a redução de 983 frascos (17%) comparado ao quadrimestre anterior (novembro/2022 a fevereiro/2023).

Conclusão

A metodologia de gamificação para o aprendizado na área da Saúde vem se mostrando como um aliado para educação em saúde. É perceptível que a partir da introdução desta metodologia houve um envolvimento de toda a equipe multidisciplinar, impactando positivamente nos indicadores setoriais, além da sensibilização da equipe.

Área

Infecção no paciente grave

Autores

Ana Paula de Freitas Mota, Gabriella Pires Tarcia, Patricia Martins, Rozana Alstolfi Cardoso, Raiane Aparecida Martins Jacinto, Alsiney Alves de Souza, Kethlin Maia Mariano