Dados do Trabalho


Título

Impacto da implantação de bundle de pneumonia associada a ventilação mecânica em unidade de terapia intensiva de um hospital público de trauma

Objetivo

Avaliar e mensurar o impacto da implantação de bundle na prevenção da PAV.

Métodos

Estudo longitudinal, retrospectivo, quantitativo, incluindo pacientes maiores de 16 anos, internados na Unidade de Terapia Intensiva sob ventilação mecânica de um Hospital Público. Coletado dados comparativos do primeiro semestre do ano de 2022 e do primeiro semestre do ano de 2023. Utilizado sistema EPIMED através do check list da visita multidisciplinar beira leito e indicador de taxa de incidência de infecção para levantamento e análise dos dados.

Resultados

Foram considerados no estudo 520 pacientes/dia no primeiro semestre do ano de 2022 e 435 pacientes/dia no primeiro semestre do ano de 2023 em assistência ventilatória mecânica, com média de 07 dias em uso do dispositivo, e uma média de permanência de 7,6 dias. Adotou-se as seguintes medidas de prevenção: cabeceira elevada 30° a 45°, higiene oral estruturada, medida de pressão do cuff e cuidados com aspiração das secreções traqueais. Observou-se uma queda na incidência de PAV de 36% após a implantação do bundle e redução de 50% na taxa de mortalidade.

Conclusão

Observamos que, a implantação de estratégias de prevenção resultou em uma redução substancial na incidência de PAV. Além disso, a análise dos dados revelou a consistência dessa redução, mesmo considerando variações sazonais e flutuações no número de pacientes ventilados, garantindo qualidade e segurança no cuidado ao paciente sob assistência ventilatória invasiva.

Área

Gestão, Qualidade e Segurança

Autores

Silvane Damasceno Oliveira , Mariana Barbosa Castro , Anneliese Lemos Pimentel, Mayara Betini Bertoli, Cynthia Fernada Milanez