Dados do Trabalho
Título
AB2CO: Desenvolvimento de um escore de risco de mortalidade para pacientes com covid-19 admitidos em UTI
Objetivo
Desenvolver um escore de risco de mortalidade para pacientes com covid-19 à admissão em Unidades de Terapia Intensiva (UTI).
Métodos
Trata-se de um estudo retrospectivo observacional multicêntrico, que incluiu pacientes adultos com covid-19 admitidos em UTI de 18 hospitais de 9 cidades brasileiras, de setembro de 2021 a julho de 2022. Os preditores em potencial foram selecionados através de revisão da literatura. Modelos Aditivos Generalizados foram usados para avaliar a relação entre os preditores e o desfecho. A regressão LASSO foi usada para derivar a pontuação do escore.
Resultados
De 558 pacientes incluídos, a idade mediana foi 69 anos (IQR 58-78), 56.3% eram homens, 19.7% necessitaram de ventilação mecânica (VM) e a mortalidade geral foi de 44.8%. O modelo final incluiu 6 variáveis: idade, pO2/FiO2, função respiratória (frequência respiratória e se em VM), doença pulmonar obstrutiva crônica e obesidade. O AB2CO teve um AUROC de 0.781 (CI 95% 0.744-0.819), uma boa performance geral e excelente curva de calibração. O escore foi comparado com outros já existentes (ABC2-SPH, SOFA, NEWS2, 4C Mortality Score, SOARS, Atschul et al., CURB-65, CHA2DS2-VASc e COVID-SOFA) e demonstrou melhor poder de discriminação que a maioria deles, e com melhor curva de calibração.
Conclusão
O AB2CO é um escore simples, rápido e objetivo, baseado em apenas 6 variáveis, variando de 0 a 16 pontos, com desempenho superior a outros escores. Foi desenvolvido utilizando dados mais recentes da pandemia, se tornando ainda mais fidedigno ao atual cenário.
Área
Índices Prognósticos
Autores
Virginia Mara Reis Gomes, Magda Carvalho Pires, Polianna Delfino-Pereira, Lucas Rocha Valle, Vandack Nobre, Milena Soriano Marcolino