Dados do Trabalho
Título
Resultado Crítico: o registro seguro como aliado na segurança do paciente
Objetivo
Implantar fluxo de registro nos prontuários dos resultados críticos comunicados à Unidade de Terapia Intensiva e suas respectivas condutas garantindo prática segura.
Métodos
Estabelecemos fluxo iniciado com a comunicação do resultado ao Intensivista. Após a integração do resultado no prontuário, o valor cadastrado como crítico deflagra uma tela de alerta no atendimento do paciente, informando o exame alterado. O registro é realizado no subitem no prontuário eletrônico: “resultado crítico”, no qual deverá ser informado a necessidade ou não de conduta. Esta infirmação será convertida em evolução médica, disponível para todos os membros da equipe multidisciplinar, ressaltando o exame alterado e a conduta correspondente, com cor diferenciada para destacar a criticidade. Os gestores da área acompanham o processo dos resultados comunicados através de relatório desenvolvido pela plataforma, analisando indicador de adesão e condutas adequadas.
Resultados
O processo foi implantado na Unidade de Terapia Intensiva em fevereiro de 2023. A adesão cresceu exponencialmente ao longo do processo de aprendizagem, de modo que, foram comunicados 212 resultados (fevereiro a julho de 2023), dos quais 168 (79%) foram registrados adequadamente no prontuário. 60% (100) dos registros continham condutas prescritas e administradas. Após a implantação do processo não houve notificação dos eventos adversos relacionados à resultados críticos.
Conclusão
A evolução tecnológica proporciona aos profissionais de saúde o acesso às informações que permitem ajuste de processos para atingir as metas terapêuticas. Com a sistematização do registro ocorre redução do tempo dispensado com burocracia, otimizando cuidados prestados de maneira segura, minimizando os riscos ao paciente.
Área
Gestão, Qualidade e Segurança
Autores
Denise Souza Amorim, Fabio Santana Machado, Fernanda Barreiros Crivelaro, Paula Grazielli Scorsi de Queiroz, Prisicila Oliveira Cabral Bringer, Rafael Hortencio Melo, Nivianne Livia Ferreira Andrade, Alexandre Teruya