Dados do Trabalho


Título

Importância da investigação ativa de tromboembolismo venoso periférico em pacientes neurocriticos com contra indicação absoluta e relativa de tromboprofilaxia numa UTI geral.

Objetivo

Avaliar ativamente a presença de TVP em pacientes neurocriticos com contra indicação de tromboprofilaxia, sua incidência, e propostas terapêuticas com suas evoluções.

Métodos

Em uma UTI geral de 9 leitos, analisamos em um dia aleatório, a presença de pacientes neurocriticos, a investigação ativa de TVP com doppler venoso , independente da presença de clínica suspeita, e analisamos a incidência, terapêuticas propostas e evolução e desfecho final.

Resultados

De 9 pacientes, em um dia aleatório 7 pacientes eram neurocriticos, 3 neurológicos clínicos e 4 neurocirurgicos, desses todos com contra indicação absoluta ou parcial para tromboprofilaxia. Dos 4, 2 realizamos filtro de veia cava, 1 compressão pneumática intermitente, e 1 iniciamos tratamento pleno. Desfecho foi de 3 óbitos e somente 1 sobreviveu e recebeu alta da UTI.

Conclusão

TVP em pacientes neurocriticos tem alta prevalência, elevada letalidade, apresentam condições cirúrgicas que contra indicam a tromboprofilaxia plena, dispõem de alternativas nem sempre a disposição nos hospitais públicos, levando a alta taxa de mortalidade.

Área

Neurointensivismo

Autores

Carlos André Lobato Teixeira, Carlos André Lobato Teixeira