Dados do Trabalho


Título

PACIENTE EM PRONA E PREVENÇÃO DE LESÃO POR PRESSÃO: UM DESAFIO PARA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR NO PACIENTE COM SARA GRAVE

Objetivo

Buscar uma forma de prevenir e reduzir os casos de lesão de face nos pacientes pronados em uso de VM, com implementação de protocolo que possibilitasse a redistribuição da compressão da face associado ao reposicionamento cefálico.

Métodos

Além de um protocolo disponível para consulta foi utilizado uma imagem padrão com o correto posicionamento dos protetores de silicone, através de registro fotográfico. Após o retorno a posição supina ocorre novo registro e reavaliação após 24 horas.

Resultados

O período da avaliação foi de 01/01/2021 até 13/10/2021, sendo o público alvo os pacientes que internaram no CTI setor COVID. Foram admitidos 814 pacientes,183 (22%) evoluíram para uso da VM; com tempo médio de permanência de 11 dias. Dessa coorte dos pacientes em uso de VM - 87 pacientes necessitaram ser pronados (47%); com tempo médio em decúbito ventral de 19 horas.Sendo realizado um total de 352 pronas (média de 4 pronas/ paciente).Nos meses de janeiro a abril foram: hidrocolóides extrafinos em proeminências ósseas e a espuma siliconada utilizadas de modo indevido. Ocorrendo 5 casos de lesões em face. Nos meses subsequentes foram adotadas: instalação de espuma siliconada do tamanho correto, uso do protetor de cabeça de silicone e treinamento da equipe para o uso correto da planilha de controle de mudança do posicionamento. Houve a incidência de 2 casos.

Conclusão

Após as implementações do novo protocolo houve um ganho na prevenção de lesão de face em 60% dos pacientes em prona.

Área

Gestão, Qualidade e Segurança

Autores

Marilyn Pinheiro da Silva Martins, Ricardo Turon, Roberta Tavares Torres Ferreira, Adriana Queiroz Pinto Rei, Rachel Buchaul