Dados do Trabalho


Título

O PROTAGONISMO DO ENFERMEIRO NA UTILIZAÇÃO EQUIPAMENTO DE ULTRASSONOGRAFIA PARA VERIFICAÇÃO DO VOLUME VESICAL E SEUS IMPACTOS ASSISTÊNCIAS.

Descrição do caso

No contexto da hospitalização de pacientes com suspeita clinica de retenção urinária, o enfermeiro é capaz de avaliar com bom nível de confiança a quantidade estimada de urina na bexiga por meio do aparelho de ultrassonografia (USG) que associado à sua pratica a beira leito, trouxe benefícios significativos como maior autonomia em refutar a real necessidade de sondagem.

Objetivo: Avaliar o impacto do uso do ultrassom pelo enfermeiro nas praticas assistenciais.

Método: Realizado estudo observacional transversal em UTIs entre março de 2022 e janeiro de 2023. Foram incluídos pacientes adultos com suspeita de retenção urinária (ausência de diurese por > 6 horas), dor supra-púbica ou incapacidade de esvaziar a bexiga, excluindo aqueles com cistostomia, urostomia, nefrostomia ou limitações para realizar o ultrassom. Enfermeiros treinados e considerados aptos realizavam a avaliação do volume urinário via ultrassonografia, seguindo padrões da instituição, tomando com a premissa a verificação a cada seis horas.

Resultados: Foram selecionados 13 pacientes para o estudo com idade média de 78 anos, sendo 7 homens e 6 mulheres aos quais foram submetidos a procedimento de sondagem, devido ao quadro de retenção urinária. Constatou-se que de 106 mensurações realizadas por enfermeiros previamente capacitados o enfermeiro preveniu em 48,1% o número de cateterizações desnecessárias em pacientes quanto comparado ao procedimento anterior, ao qual determinava uma periodicidade padronizada para realização do procedimento de sondagem.

Conclusão: A capacitação dos enfermeiros com o uso do ultrassom impactou significativamente a acurácia da avaliação da retenção urinaria, contribuindo para diminuição dos riscos de infecção urinaria.

Área

Epidemiologia

Autores

Euclydes Domingues Garcia Florentino, Tatiana Zanotti Novais Calil, Andrea Linhares Yokoi Rodrigues, Cristiane Machado Alexandre Souza, Cibele Cristina Alves