Dados do Trabalho
Título
NEUROCHAGAS: RELATO DE CASO
Descrição do caso
INTRODUÇÃO
A Neurochagas é uma doença com difícil diagnóstico e prognóstico reservado. Pode cursar com meningoencefalite e abscesso cerebral. O estudo relata o caso de um paciente com neurochagas tratado com Benzonidazol.
OBJETIVOS E MÉTODOS
Elucidar sobre a Neurochagas possibilitando diagnóstico e tratamento precoce. Foi realizado busca nas plataformas PubMed e Scielo utilizando 16 artigos dos últimos 5 anos.
DESCRIÇÃO DO CASO
E.A.L, 46 anos, natural da Bahia, chagásico. Admitido com turvação visual, amnesia recente e confusão mental. Em Tomografia de crânio identificado lesões expansivas, mal definidas associado a edema vasogênico com desvio de linha.
Evoluiu com hemiparesia a esquerda, rebaixamento do nível de consciência – Glasgow 11, encaminhado a UTI. Ressonância de crânio com espectroscopia e identificado múltiplas lesões encefálicas, inespecíficas como possível diagnóstico diferencial a neurochagas.
Identificado o Trypanossoma no líquor e indicado o tratamento com benzonidazol. Evoluiu com melhora neurológica e recuperação parcial dos déficits.
DISCUSSÃO
A Neurochagas é rara e normalmente acomete imunossuprimidos. Apresenta-se com déficits focais, cefaleia, perda progressiva do sensório e convulsões. Cursa com abscessos cerebrais ou lesões neoplasias-like que apresentam focos hemorrágicos e necrose focal.
O tratamento precoce tem relação com desfecho clínico e prognóstico. A medicação é o Benzonidazol com dose de 5-7 mg/kg em duas tomadas diárias com duração de 2 a 3 meses.
CONCLUSÃO: A Neurochagas possui elevada morbimortalidade e custos ao sistema público de saúde. O diagnóstico e tratamento precoce é a única maneira de minimizar sequelas neurológicas e proporcionar qualidade de vida aos pacientes.
Área
Infecção no paciente grave
Autores
CAROLINA ALVES ARAUJO ROCHA, BEATRIZ NASSER TEIXEIRA, BIANCA DE FIGUEIREDO MOREIRA ANDRADE, MARCELO BARBOSA CESAR FILHO, RENATA BRASILEIRO DE FARIA CAVALCANTE, JULIA BRASILEIRO DE FARIA CAVALCANTE, PEDRO NOGAROTTO CEMBRANELLI, GUILHERME GOULART OLIVEIRA