Dados do Trabalho


Título

Avaliação entre causas de internação e mortalidade em pacientes neurocríticos de um hospital terciário do Maranhão.

Objetivo

Analisar o perfil epidemiológico dos pacientes neurocríticos internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Djalma Marques, bem como investigar os desfechos clínicos associados.

Métodos

Trata-se de um estudo observacional e retrospectivo no qual foram analisados pacientes internados na UTI devido a condições neurológicas no período compreendido entre 1º de dezembro de 2021 e 1º de outubro de 2023. Os dados foram registrados em uma planilha no Microsoft Excel e analisados utilizando o programa de análise estatística IBM SPSS Statistics, versão 20.0, desenvolvido pela IBM Corp., Armonk, NY.

Resultados

A amostra consistiu em 70 pacientes, sendo a maioria do sexo masculino (75,7%). A média de idade foi 45 anos. A procedência destes pacientes foi principalmente do centro cirúrgico (75,7%) e do setor de emergência (21,4%). As principais comorbidades identificadas foram hipertensão (28,6%) e diabetes (7,1%). A média do escore SAPS 3 foi de 60,7, indicando uma gravidade elevada nos pacientes e uma taxa de mortalidade esperada de 38,6%. As principais causas de admissão foram o traumatismo cerebral difuso (40%), seguido por hemorragia intracerebral (22%) e hemorragia subdural aguda não traumática (16%). A taxa de mortalidade dentro do grupo da unidade foi de 19,1%, com um tempo médio de permanência de 10,8 dias.

Conclusão

Nós evidenciamos que o perfil dos pacientes neurocríticos na unidade é majoritariamente de homens adultos, muitos do centro cirúrgico e emergência, reforçando o quadro em unidades públicas. O traumatismo crânio-encefálico destaca-se como causa principal de internação em UTI. Compreender esse perfil permite protocolos personalizados, melhorando os cuidados.

Área

Neurointensivismo

Autores

Vinícius Longo Souza Lima, Pedro Henrique Passos Leão Madeira, Rayanne Dutra Gonçalves