Dados do Trabalho
Título
Implantação do “Dia U” como estratégia de engajamento para segurança do paciente em terapia intensiva: uma experiência exitosa
Objetivo
Relatar a experiência da implantação do “Dia U” como estratégia de engajamento para segurança do paciente em terapia intensiva.
Métodos
Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem qualitativa, do tipo relato de experiência sobre a organização e execução de uma iniciativa elaborada para promover melhorias nos processos de segurança do paciente no Hospital Unimed Recife. As ações do “Dia U” foram iniciadas em maio de 2022 e permanecem na cultura organizacional do hospital.
Resultados
O “Dia U – RecapitUlando” foi planejado de modo que abrangesse todas as categorias profissionais da instituição. Ocorre mensalmente na segunda quinta-feira, quando é realizado um movimento dinâmico e interativo envolvendo os profissionais das UTIs e demais setores. Os temas são escolhidos a cada mês de acordo com as notificações realizadas na plataforma do gerenciamento de risco e de processos que precisam de melhorias para fortalecer a prática de segurança do paciente. Os critérios para execução do “Dia U” são criatividade, efetividade e participação de toda equipe multidisciplinar com o diferencial do alto engajamento.
Conclusão
A execução dessa estratégia apresentou grande valor educativo, pois foi possível agregar conhecimento, aperfeiçoar e disseminar a melhoria dos processos na instituição de modo recreativo. A implantação do “Dia U” tornou a instituição mais conhecedora e engajada sobre a qualidade e segurança do paciente, aplicando os diversos temas da rotina de trabalho de modo a garantir alta performance na assistência prestada aos pacientes. Essa iniciativa inova ao transmitir informações relevantes a todos os profissionais, reafirmando a segurança do paciente na instituição.
Área
Gestão, Qualidade e Segurança
Autores
Viviane Rodrigues Silva, Danielle Menezes Vargas Silva, Déborah Catharina Campos Siqueira, Antonio Gonçalves Oliveira, Bruno Felipe Novaes Souza