Dados do Trabalho


Título

Transformando a experiência na Unidade de Terapia Intensiva de Hospital Público: promovendo distração e bem-estar dos pacientes

Objetivo

Avaliar o impacto da implantação de projetos de humanização na satisfação dos pacientes.

Métodos

O estudo foi conduzido por meio de uma abordagem qualitativa, coletando dados do primeiro semestre de 2023. A população alvo consistiu em pacientes maiores de 16 anos, internados na unidade de terapia intensiva (UTI) de hospital público. Os projetos de humanização implementados foram a musicoterapia, CINE BOX e o registro das histórias dos pacientes.

Resultados

Os resultados indicaram um aumento de 26% na satisfação, com um resultado final de 97%, tanto dos pacientes quanto de seus familiares internados na UTI após a implantação dos projetos de humanização. A análise das respostas revelou que a musicoterapia, proporcionou momentos de relaxamento e estimulação sensorial, a exibição de filmes por meio do CINE BOX, permitiu uma distração positiva. O projeto de registro de histórias contribuiu para que os pacientes compartilhassem suas experiências, sentimentos e aspirações. A conexão estabelecida entre os pacientes, familiares e profissionais de saúde através das histórias compartilhadas demonstrou melhorar a relação e compreensão mútua, contribuindo para um ambiente mais acolhedor. Impacto positivo na esfera psicológica e social dos pacientes, com relatos de melhora na autoestima, redução do estresse e maior sensação de apoio emocional por parte da equipe e familiares.

Conclusão

A humanização na UTI desempenha a promoção do bem-estar dos pacientes, familiares e profissionais de saúde. Reconhecer que a humanização não é um luxo, mas sim cuidados de saúde de qualidade além da simples assistência médica, englobando a atenção às necessidades emocionais, psicológicas e sociais dos pacientes.

Área

Terminalidade, Humanização

Autores

Silvane Damasceno Oliveira, Mariana Barbosa Castro