Dados do Trabalho


Título

TREINAMENTO MUSCULAR INSPIRATÓRIO EM PACIENTES TRAQUEOSTOMIZADOS E DE DESMAME PROLONGADO

Objetivo

O objetivo principal deste estudo foi avaliar o índice de sucesso de desmame da VM nos pacientes em desmame prolongado submetidos a TMI com resistor isocinético.

Métodos

Este foi um estudo coorte observacional composto por 14 pacientes internados na UTI entre fevereiro e setembro de 2021. Foram incluídos pacientes traqueostomizados e de desmame prolongado. Foi medida a pressão inspiratória máxima (PiMáx) e o TMI foi realizado com carga de 30 a 40% da PiMáx. O TMI foi composto por 60 repetições, podendo ser subdivididos de acordo com a tolerância do paciente para realização do treinamento. A última avaliação da PiMáx foi realizada antes do óbito ou após o doente estar desmamado. Para análise estatística os dados foram tabulados em porcentagem, média e desvio padrão. Para análise da PiMáx pré e pós foi realizado teste t student pareado, tendo como valor de significância um p valor <0,05.

Resultados

Dos 14 pacientes incluídos, o tempo de VM até o início do TMI foi de 26,28 dias e 11 pacientes (78,57%) foram intubados no contexto de COVID-19. A PiMáx média encontrada antes do início do TMI foi de 25,33 (±5,94) cmH2O e após 52,8 (±7,86) cmH2O com diferença estatística significativa (p valor 0,01). 42,85% dos pacientes tiveram TMI suspenso por piora clínica e evoluíram a óbito. Dos pacientes submetidos ao TMI, 64,28% foram desmamados e 57,14% receberam alta da UTI.

Conclusão

O TMI com resistor isocinético está associado com melhora de força muscular inspiratória e tem impacto no sucesso do desmame de pacientes em desmame prolongado.

Área

Insuficiência Respiratória e Ventilação Mecânica

Autores

Bruno Leonardo da Silva Guimarães, Ricardo Turon, Melina Fujihara, Fabio Fajardo, Ezequiel Pianezzola, Cássio Martins, Rachel Buchaul