Dados do Trabalho


Título

IMPACTO SNC – Avaliação do perfil microbiológico das infecções de SNC relacionadas a dispositivos

Objetivo

Descrever o perfil microbiológico das infecções do Sistema Nervoso Central (SNC) relacionadas aos dispositivos de PIC/ DVE de pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva Adulta.

Métodos

Esta pesquisa faz parte do estudo de coorte multicêntrico IMPACTO-MR SNC, realizado em 4 regiões brasileiras. A amostra foi composta por 268 pacientes de ambos os sexos, acima de 18 anos, no período de agosto/22 a agosto/23. Pacientes com suspeita/confirmação de morte encefálica foram excluídos. Os microrganismos identificados na cultura do líquor foram classificados pela coloração de Gram e analisados em frequências absolutas e relativas.

Resultados

A média de idade da amostra foi de 52 anos (DP = 17,5). Com relação ao uso dos dispositivos, 59,7% utilizaram DVE, 26,5% PIC e DVE e 13,8% apenas PIC. Do total, 27,9% tiveram suspeita e/ou confirmação de infecção de SNC, sendo que 9,0% destes casos suspeitos foram confirmados pelos critérios da ANVISA. Dos microrganismos identificados na cultura do líquor, 61,9% eram Gram negativos e 28,6% Gram positivos. Os microrganismos mais frequentes foram: Klebsiella pneumoniae (29,2%), Staphylococcus epidermidis (12,5%), Acinetobacter baumannii (12,5%) e Staphylococcus aureus (12,5%). Dos 24 casos confirmados, apenas um não teve cultura de líquor positiva. Foi observada uma taxa de 1,1 (26/23) microorganismos por paciente com infecção, variando entre 1 e 3 identificados por cultura.

Conclusão

Cerca de um terço da amostra teve suspeita de infecção, no entanto apenas 9% tiveram a confirmação do diagnóstico. O perfil microbiológico identificado se assemelhou ao da literatura e observou-se prevalência de microrganismos Gram negativos.

Área

Infecção no paciente grave

Autores

Viviane Cordeiro Veiga, Alex Machado Baeta, Juliana Chaves Coelho, Gabriella Ferreira Demarque, Lívia Alves de Medeiros, Luciana Coelho Sanches, Renata Nunes de Oliveira, Thiago Costa Lisboa