Dados do Trabalho
Título
Mucormicose rinocerebral em paciente crítico: relato de caso
Descrição do caso
A mucormicose é uma infecção fúngica invasiva rara, de mortalidade elevada. Afeta principalmente pacientes imunocomprometidos ou aqueles com graves condições clínicas subjacentes. Os gêneros causadores da maioria das mucormicoses são Rhizopus, Mucor e Lichtheimia, que são comuns no meio ambiente, crescem rapidamente e liberam grande quantidade de esporos, que são transportados pelo ar. Todos os humanos têm ampla exposição a eles durante as atividades diárias. Este relato tem o objetivo de descrever um caso de mucormicose rinocerebral.
Paciente S.S.G., 48 anos, com diagnóstico de diabetes mellitus, hipertensão, obesidade e uropatia obstrutiva, em uso de cateter duplo J (CDJ) há cerca de 1 ano, que evoluiu com calcificação, resultando em pielonefrite, e posteriormente choque séptico refratário de foco urinário, cetoacidose diabética e insuficiência renal dialítica. Foi admitida na unidade de terapia intensiva, após substituição de CDJ, sedada, intubada, em uso de noradrenalina 0,6 mcg/kg/min. Após uma semana de internação, foi observada presença de placa violácea, bem delimitada, em região nasal, com 2 cm de extensão, que progrediu rapidamente, em poucos dias, para placa necrótica extensa, com característica isquêmica vascular, acometendo região nasal, fronte, maxilares e lábio superior, além de infiltração para região orbital bilateral, de aspecto algodonoso. Ao exame direto e cultura com pesquisa de fungos, foi evidenciada presença de hifas hialinas e cenocíticas, compatível com Rhizopus spp. Apesar da suspeição clínica precoce, diagnóstico oportuno e instituição do tratamento antifúngico adequado, a evolução foi desfavorável, com óbito cerca de uma semana após o surgimento da lesão, refletindo a gravidade da infecção.
Área
Infecção no paciente grave
Autores
Jamilly Rebouças Demosthenes Marques, Déborah Gomes Bellei, Geovane Souza Pereira, Giovanna Lamarão Lima, Priscila Maranhão Ribeiro , Ketllyn de Oliveira Cruz , Wilson de Oliveira Filho