Dados do Trabalho


Título

USO DE ÍNDICE TIE (Timed Inspiratory Effort) COMO MÉTODO DE AVALIAÇÃO PARA EXTUBAÇÃO DE PACIENTES COM COVID-19

Objetivo

O objetivo principal deste estudo foi avaliar o índice de sucesso de extubação da VM nos pacientes com COVID-19, que foram avaliados com o índice TIE.

Métodos

Este foi um estudo coorte observacional composto por 14 pacientes internados na coorte COVID 19 entre março e julho de 2021. Foram incluídos neste estudo pacientes com PCR positivo para COVID 19, intubados e ventilados mecanicamente. A extubação foi realizada após a medida do índice TIE.

Resultados

Dos 14 pacientes submetidos a avaliação do índice TIE, 50% eram do sexo masculino, idade média de 49 anos, média de 7 dias de VM da data de intubação até o dia do teste e média de 9 dias em VM. A média do percentual de acometimento pulmonar na tomografia computadorizada foi de 38%. 92% dos pacientes fizeram uso de bloqueador neuromuscular durante o período em VM e 50% dos pacientes em algum momento evoluíram com relação PaO2/FiO2 menor que 150 após manobras de recrutamento alveolar, sendo necessária posição prona. Foi encontrado 100% de sucesso na extubação e no desmame para os pacientes avaliados com o índice TIE, tendo uma média de 2,97 cmH2O/s. Todos pacientes evoluíram para alta hospitalar com média de dias internados em CTI de 14,85 dias e de internação hospitalar de 24,78 dias.

Conclusão

O índice TIE vem se mostrando cada vez mais fidedigno para avaliação de extubação dos doentes em VM e de acordo com os dados apresentados, mostra-se como um bom preditor para extubação dos pacientes com COVID-19.

Área

Índices Prognósticos

Autores

Bruno Guimarães, Ricardo Turon, Ezequiel Pianezzola, Fabio Fajardo, Melina Fujihara, Rachel Buchaul, Cássio Martins