Dados do Trabalho


Título

Hiperinfecção disseminada ocasionada por Strongyloides stercoralis com evolução rápida para múltipla disfunção orgânica

Descrição do caso

A estrongiloidíase é causada pela infecção do helminto Strongyloide stercoralis, acometendo inicialmente o trato gastrointestinal, comum em locais com más condições sanitárias. No caso de pacientes imunossuprimidos, pode ocorrer infecção disseminada, podendo ser associada à sepse ocasionada por bactérias gram-negativas. O objetivo deste relato de caso é apresentar um quadro com evolução grave e letal, ainda presente em nosso meio.
Paciente do sexo feminino, 54 anos, desnutrida grave, etilista inveterada e tabagista, admitida devido quadro de tosse, engasgos, dispneia e necessidade de oxigenioterapia, sendo transferida para leito de terapia Intensiva, onde na admissão evidenciava quadro de pneumonia bacteriana, confusão mental, eosinofilia em hemograma e radiografias de tórax seriadas com migração de infiltrados. Houve evolução rápida para síndrome da angústia respiratória aguda, necessidade de intubação e ventilação mecânica, posteriormente evoluindo com choque refratário e múltipla disfunção orgânica. Em parasitológico de fezes na admissão observado larvas de Strongyloides Stercoralis, e sorologia anticorpos anti Strongyloides reagente. Iniciado tratamento para estrongiloidíase disseminada tendo em vista evidência de ciclo de Loeffler em radiografias, necessidade de ventilação mecânica e droga vasoativa em doses elevadas. Evoluiu com infecção secundária com cultura de aspirado traqueal identificando Acinetobacter Baumannii, cursando rapidamente para choque refratário e óbito. A hiperinfecção é rara nos dias atuais, devendo ser considerada em pacientes de risco, onde ainda existam locais com inadequado saneamento básico, também por sua associação com pacientes imunossuprimidos, principalmente em contexto pós pandemia com uso indiscriminado de corticoides, devendo ser um diagnóstico diferencial, tendo sua evolução com elevada taxa de letalidade.

Área

Infecção no paciente grave

Autores

Amanda Gabriele Azevedo, Gil Cézar Alckmin Teixeira, Lorena Aparecida de Brito Rodrigues, Denner Jose Gean Giassi, Elis Lantelme Silva Belpiede, Walther de Oliveira Campos Filho