Dados do Trabalho
Título
Relato de experiência : O paciente neurocritico e atuação multiprofissional na UTI .
Descrição do caso
O traumatismo crânio encefálico (TCE) constitui-se em um problema de saúde pública de grande significância, com alto impacto na morbimortalidade no mundo e qualidade de vida do paciente, familiares e sociedade.
Sua incidência aumenta a cada ano, com maior prevalência entre jovens do sexo masculino e envolvidos em acidentes automobilísticos.
O presente trabalho foi de grande importância pois estabeleceu o melhor entendimento sobre cuidados e intervenção da equipe multidisciplinar, frente a um paciente neurocritico ao longo de sua evolução dentro do ambiente de terapia intensiva .
Neste sentido, programas para capacitação e atualização da equipe multidisciplinar , foram realizados. Bem como, reuniões extendidas com familiares, fortalecendo as boas práticas e aplicabilidade do método.
Conclui se que o TCE é uma realidade diária, decorrente de fatores externos, com acometimentos em graus variados no indivíduo lesionado. Independentemente do tipo de lesão sofrida, é necessário diagnóstico, avaliação, acompanhamento e cuidados da equipe de saúde, pois todos podem gerar sequelas tanto a curto ou longo prazo .
Área
Terminalidade, Humanização
Autores
Monica Fernanda da Silva Araujo , Letícia Oliveira da Silva Araujo, Igo Eduardo Corrêa de Oliveira , Etienne Nascimento de Souza Bechara, Edna Nery de Sousa Padim