Dados do Trabalho


Título

Desafios no diagnóstico das infecções do sistema nervoso central (SNC) relacionadas a dispositivos – comparação critérios da ANVISA x Adjudicação

Objetivo

Avaliar a confiabilidade e acurácia da classificação de infecção do SNC relacionada aos dispositivos de PIC/ DVE pelos critérios ANVISA versus médico especialista, responsável pela adjudicação dos casos.

Métodos

Trata-se de estudo de acurácia diagnóstica de coorte prospectiva, parte da pesquisa multicêntrica IMPACTO-MR SNC, realizada em Unidades de Terapia Intensiva Adulto no Brasil. Foram incluídos pacientes acima de 18 anos, de ambos os sexos portadores dos dispositivos de PIC/ DVE, entre agosto/2022 e agosto/2023. Pacientes com suspeita/confirmação de morte encefálica foram excluídos. Para análise, o parecer do médico especialista foi considerado padrão ouro em relação a classificação da ANVISA. Os dados foram coletados de prontuários e analisados descritivamente, expressos em frequências (n; %), medidas de tendência central e dispersão. A confiabilidade foi analisada pelo teste de Kappa e análise da acurácia (sensibilidade, especificidade, valores preditivos positivos [VPP] e negativos [VPN]).

Resultados

Dos 71 pacientes analisados, a média de idade foi de 50,5 anos (DP = 18,1), sendo o dispositivo DVE mais frequente (61%). Ao observar o coeficiente de Kappa, a confiabilidade foi de k = 0,88 (p-valor < 0,001; IC 95% = 0,77-0,99). Quanto à acurácia, o método ANVISA mostrou-se adequado, apresentando valor para concordância bruta de 94,4%, sensibilidade de 89,3%, especificidade de 97,7%, VPP 96,2% e VPN 93,3%.

Conclusão

Embora o estudo esteja em andamento, os resultados parciais apresentados evidenciam a qualidade e similaridade dos métodos utilizados para o diagnóstico da infecção de SNC. O método ANVISA mostrou-se consistente e acurado para aplicabilidade no estudo IMPACTO-MR.

Área

Infecção no paciente grave

Autores

Viviane Cordeiro Veiga, Alex Machado Baeta, Juliana Chaves Coelho, Gabriella Ferreira Demarque, Lívia Alves de Medeiros, Luciana Coelho Sanches, Renata Nunes de Oliveira, Thiago Costa Lisboa