Dados do Trabalho


Título

Mobilização precoce em pacientes submetidos ao desmame da ventilação mecânica.

Objetivo

Analisar as repercussões da mobilização precoce em pacientes submetidos ao desmame da Ventilação Mecânica (VM).

Métodos

Estudo documental e retrospectivo, nas UTIs adulto do Instituto Dr. José Frota, realizado com os dados de 241 pacientes em desmame ventilatório e colaborativos com o MRC, as informações foram coletados das planilhas dos indicadores diários da fisioterapia, entre janeiro de 2022 à julho de 2023, após a aprovação do CEP com o no. 5.499.329.

Resultados

A média de idade encontrada foi de 40 anos, com maior frequência do gênero masculino, tendo como principais diagnósticos traumatismos cranioencefálicos e intoxicações exógenas, com tempo médio de uso de VM 8 dias, extubação programada em 78.8% e sucesso em 97.4%, já nos pacientes que foram traqueostomizados a média do tempo total de desmame foi de 3 dias e a VM prolongada evidenciada em 10.4 %, com relação a força muscular periférica a média do escore MRC foi 42, fraqueza grave 58,6% e moderada 41,5% , ganho de força em 71%. Sedestação em 83.8% e deambulação em 16.6%. Houve significância em relação ao tempo de VM e o escore do MRC, como também com o tempo total de internação na UTI que foi de 11 dias. Como desfecho 97,9% tiveram alta da UTI.

Conclusão

A qualidade da assistência prestada aos pacientes em desmame ventilatório através das intervenções da mobilização precoce, proporcionou um considerável ganho de força, possibilitando a redução do tempo de VM e alta precoce da UTI.

Área

Insuficiência Respiratória e Ventilação Mecânica

Autores

Marcia Maria Pinheiro Dantas , Raissa Magalhães De Almeida , Lenise Castelo Branco Fernandes, Francisca Nayra de Sousa Vieira , Gabriele Estéfany Marinho Aguiar, Nairla de Sousa Gomes Oliveira, Ítalo de Lima Sobreira , Mariana Lima Fernandes