Dados do Trabalho


Título

Avaliação do conhecimento sobre higiene das mãos entre profissionais de equipe multidisciplinar de UTI Adulto de Hospital Universitário.

Objetivo

avaliar o conhecimento sobre higiene das mãos entre os profissionais de saúde da equipe multidisciplinar de uma UTI Adulto geral do HULW

Métodos

Estudo transversal e prospectivo por meio da aplicação de questionário padrão recomendado pelo Instituto de Melhoria da Saúde Norte-americano (IHI), que foi traduzido e validado, antes de ser disponibilizado como formulário eletrônico e aplicado a amostra voluntária e anônima de 66 profissionais de saúde de UTI Adulto do HULW-UFPB/EBSERH. As variáveis contínuas são representadas pela média, mediana e desvio padrão. A comparação no desempenho entre as diferentes classes de profissionais foi feita por meio do Teste do qui-quadrado de Pearson ou pela razão de verossimilhança e Teste de Mantel-Haenszel, quando necessários, com nível de significância de 0,05.

Resultados

A maioria dos 66 respondentes era de médicos intensivistas (33,3%), seguidos dos técnicos de enfermagem (16 (24,2%). fisioterapeutas (18,2%) e enfermeiros (12,12%). As taxas médias de acerto para as sete questões apresentadas foram: Q1: 96%; Q2: 35%; Q3: 98%; Q4: 48%; Q5: 59%; Q6: 24%; e Q7: 3%. Não houve diferença significativa em relação ao tempo médio de preenchimento do questionário e nem na taxa de acertos entre os diferentes grupos profissionais.

Conclusão

O conhecimento dos profissionais da equipe de saúde da UTI Adulto do HULW, a respeito da higiene das mãos, mostrou-se insatisfatório, com apenas duas questões com mais de 50% de acerto e 1 dela com 97% de respostas erradas.

Área

Gestão, Qualidade e Segurança

Autores

CIRO LEITE MENDES, ANA CAROLINE ESCARIÃO de OLIVEIRA, DYEGO TAVARES de LIMA, IGOR MENDONÇA do NASCIMENTO, LAISA RIBEIRO de SÁ, LUCIANA HOLMES SIMÕES, LUCRÉCIA MARIA BEZERRA