Dados do Trabalho


Título

Perfil de sensibilidade de microrganismos multidroga resistentes em culturas de urina e secreção traqueal em uma Unidade de Terapia Intensiva no Nordeste do Brasil.

Objetivo

Analisar a incidência de Infecções Relacionadas a Assistência à Saúde (IRAS) em pacientes de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Nordeste do Brasil e os patógenos identificados em culturas de secreção traqueal (ST) e urina, bem como o perfil de sensibilidade das principais bactérias identificadas e opções terapêuticas para o tratamento dessas infecções.

Métodos

Trata-se de uma abordagem retrospectiva observacional, abrangendo pacientes internados na UTI do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), em Parnaíba-PI, no período de janeiro de 2022 a fevereiro de 2023. Foram analisadas culturas com antibiogramas de ST e urina.

Resultados

Um total de 415 pacientes foram encontrados; 91 tinham pneumonia associada a ventilação (PAV) (18 com cultura de ST positiva) e 9 manifestaram infecção trato urinário (ITU-AC). Os principais microrganismos identificados foram Acinetobacter baumannii (30,6%), Klebsiella pneumoniae (30,6%) e Pseudomonas aeruginosa (17,7%), com taxa de resistência ao meropenem de 94,7%, 47,4% e 90,9%, respectivamente.

Conclusão

IRAS estão associadas a bactérias gram-negativas resistentes a carbapenêmicos, e os resultados encontrados viabilizam a antibioticoterapia empírica sustentada na realidade local, em consonância com os Antibiotics Stewardship Programs. Essa abordagem é fundamental para o manejo dos pacientes críticos da UTI do HEDA. Novos antibióticos indicados para o tratamento de bactérias gram-negativas resistentes a carbapenêmicos são altamente eficazes, como ceftolozana-tazobactam, meropenem-vaborbactam e cefiderocol, entretanto são pouco disponíveis na realidade brasileira. A polimixina emerge como uma alternativa, embora menos eficaz e segura que as drogas de primeira linha. Evidências acerca de substitutos à polimixina são escassas, e as recomendações baseadas em estudos de baixa qualidade.

Área

Infecção no paciente grave

Autores

Jean Lima Fontenele, Eduardo Gustavo de Santana, Petrone Bandeira Santos Jr, Ysla Pontes Feitoza, Brisa Fideles Gândara, João Maria Corrêa Filho